Assistentes sociais participam do 1º Curso de Formação Político Sindical do Sindasse

23/05/2017

Na útima sexta-feira, dia 19 de Maio de 2017 o Sindasse- Sindicato dos Assistentes Sociais de Sergipe, em atendimento a uma solicitação dos assistentes sociais, realizou o I módulo do Curso de Formação Político-Sindical, planejado em parceria com a CUT/SE e a Federação Nacional dos Assistentes Sociais -Fenas.

Após abertura do evento pela presidente do SINDASSE, Rosely Anacleto, o diretor de Formação Político-Sindical da CUT/SE, Roberto Silva Dos Santos, fez uma rápida análise de conjuntura e detalhou os objetivos e princípios da CUT ao fomentar cursos formativos para trabalhadorxs dos seus respectivos sindicatos.

Na sequência, os participantes se apresentaram onde pudemos identificar que cerca de 90% dos presentes eram servidores públicos das esferas federal, estadual e municipal e 10% eram recém-formados. O perfil também revelou a prevalência de assistentes sociais que laboram em Aracaju, mas também atraiu trabalhadorxs dos municípios de Nossa Senhora Aparecida, Estância e Rio Real na BA.

Após a apresentação, Margareth Alves Dallaruvera presidente da Fenas e diretora de Formação Político-Sindical do Sindicato dos assistentes sociais do RJ -SASERJ, contextualizou o surgimento da Federação no ano 2000 e os principais desafios para os sindicatos a ela vinculados.

Como os participantes se disseram sedentos de momentos como estes, foi consensuada a suspensão da exibição do filme para garantia de mais tempo para os debates e esclarecimentos de dúvidas. O acordo foi que o filme seria assistido em casa e debatido no próximo módulo, cuja data também já foi definida democraticamente pelos presentes e acontecerá em 04/08/2017, novamente nas dependências da CUT.

O almoço, que por sinal foi muito elogiado pelos cursistas, já estava incluso na programação e foi servido no local para evitar dispersão.

Sandra Feitosa e Ygor Machado, também diretores do SINDASSE, expuseram uma síntese dos balancetes de 2015 e 2016, visando intensificar a transparência da receita e despesas da entidade.

No momento da avaliação, os cursistas fizeram algumas sugestões e relataram suas impressões (abaixo), sobre esse I módulo:

"Avalio de forma positiva o espaço construído pelo sindicato. Tivemos oportunidade de conhecer pessoas de outros municípios e saber que a categoria está atenta também para além de Aracaju. Além disso, a fala de Margareth da Fenas, foi fantástica ao fazer o resgate histórico da organização sindical da categoria (...). Outro aspecto importante foi o aprendizado pessoal para todos os embates e lutas, que os assistentes sociais têm pela frente: saio com várias reflexões."

"A fala de Margareth trouxe dados reais quanto à necessidade de luta permanente. Precisamos participar desses espaços de qualificação e nos engajarmos nas lutas."

"O curso trouxe para mim a necessidade de reconhecer a importância de participação do Serviço Social no campo democrático de lutas por direitos da categoria".

"O curso de formação político-sindical em primeiro momento é de extrema importância para profissionais recém-formados, permitindo um conhecimento bastante aprofundado sobre o sindicato, onde na faculdade não abordamos esse assunto (...). Que possam existir mais cursos como este."

"O curso foi um espaço importantíssimo de aprendizado, conhecimento e reconhecimento que a luta sindical é a saída para o enfrentamento das mazelas e desvalorização salarial, da estrutura do espaço de trabalho precarizado e outras tantas demandas por melhores condições de trabalho".

II MÓDULO

Se você não pôde participar desse módulo introdutório, agende-se para o próximo. Teremos um novo encontro em 04/08/2017, das 8h às 17h, na sede da CUT. A programação está em fase conclusiva pois estamos tentando conciliar a disponibilidade do palestrante. Semelhantemente ao I módulo, não será cobrada taxa adicional dos associados e os demais poderão participar mediante a contribuição de R$ 20,00 para ajudar no custeio do almoço, lanche e material didático. Todavia, se o cursista decidir voluntariamente se associar, será automaticamente anistiado do referido valor.

 

 

Confira aqui a fala sobre a importância da formação político-sindical para a categoria da presidente da Federação Nacional dos Assistentes Sociais - Fenas, Margareth Alves Dallaruvera.

 

Fonte: Facebook SINDASSE


Veja também

Audiência Pública pela Equiparação Vencimental dos (as) Assistentes Sociais da Prefeitura do Estado do Rio de Janeiro

Audiência Pública pela Equiparação Vencimental dos (as) Assistentes Sociais da Prefeitura do Estado do Rio de Janeiro

05/06/2017 - A Federação Nacional dos Assistentes Sociais - FENAS, representada pela Presidente Margareth Dallaruvera e diretores, est...

SASERJ Capacitação Nacional do SUAS  2013 / 2014

SASERJ Capacitação Nacional do SUAS 2013 / 2014

20/09/2013 - Critério e ResoluçõesNO CNAS HOJE DIA 19/09 VOTAMOS A RESOLUÇÃO DE CRITÉRIOS DE ADESÃO E PARTILHA DE RECURSOS DO PROGRAMA NACIONAL DE CAPACI...

Divulgação documento de pedido de anulação do processo de impeachment da Presidente Dilma

Divulgação documento de pedido de anulação do processo de impeachment da Presidente Dilma

30/08/2016 -  A Federação Nacional dos Asistentes Sociais - FENAS vem através deste divulgar o documento de pedido de anula&cce...

Somos Solidários na luta

Somos Solidários na luta

04/05/2015 - ...

NewsLetter

Cadastre-se e receba informações exclusivas por e-mail